Voz natural ou empostada?

Afinal, o que é vós empostada?

A Voz empostada é a voz emitida de maneira a aproveitar da melhor forma possível a ressonância corporal para sua projeção. Um bom exemplo do uso da voz impostada é quando alguém fala em público, seja no palco, no rádio ou na TV. O falante utiliza mais entonação do que o normal e melhora a sua dicção para que os seus interlocutores possam entender claramente a informação que ele quer passar.

Voz natural: Cada órgão do nosso corpo foi criado para uma função, e todas elas agem de forma natural e as vezes nosso corpo se adapta para situações diversas, somos perfeitamente adaptáveis. Então, com a nossa laringe não é diferente, a função primária da laringe é proteger as vias aéreas, ou seja, impedir que corpos estranhos se aproximem dos pulmões e ela funciona como uma válvula de pressão.

Resumindo, a voz é um sistema adaptado que utiliza estruturas espalhadas pelo corpo para funcionar. Assim todo o nosso corpo fala, você já pensou nisso.

Como identificar voz natural ou empostada?

Se o corpo fala, tudo que você esta sentindo no momento da fala vai fluir nas pregas vocais, tanto falando como cantando. Sobretudo, em momentos de tensão. Perceba como a voz muda quando estamos enfrentando por exemplo um perigo eminente, ou quando estamos totalmente relaxados. Assim, percebemos com mais facilidade a diferença de voz natural e empostada.

Segredo revelado!

Fica mais fácil ainda perceber a voz empostada quando falamos ao telefone. Temos a necessidade de usar o tom mais impostado para que o seu interlocutor entenda melhor aquilo que estamos falando, assim da mesma forma teremos que usar uma voz mais em linha reta, caso contrário, o interlocutor não entenderá e a todo momento vai pedir para você repetir a frase. Assim, você finalmente descobre o que é a linearidade ou seja, a voz linear.

Agora que já conhecemos a voz LINEAR, vamos trabalhar a espontaneidade a voz natural.

O uso da voz mais empostada na comunicação do rádio e diretamente ligada ao jornalismo, sempre uma locução mais séria, então o seu corpo imediatamente vai sentir as vibrações do cérebro enviando a mensagem que o assunto é sério e automaticamente sua voz vai mudar para um tipo de impostação em teor de urgência, noticiosos, e ao falar aparece a transformação, mas nunca se esqueça, locução com pontuação perfeita, obedecendo pontos e virgulas, respiração profunda no inicio de frases para soar natural, junto com a famosa voz empostada.

Entretanto, a locução mais cristalizada com enfase pode ser usada de diversas outras formas, seguindo as regras do texto ou do assunto do momento. Assim, você pode trabalhar a sua voz com espontaneidade em assuntos diversos, ou seja: Bom humor, alegre, emotivo, sob tensão, brincalhão, sorridente, etc..

Deixe um comentário